Pesquisa
O estudo e edição dos textos inéditos do acervo do escritor baiano Eulálio de Miranda Motta teve início na graduação com o projeto de Iniciação Científica Edição das obras inéditas de Eulálio de Miranda Motta, em 2013. Como atividade de pesquisa, foi executado o plano de trabalho Edição semidiplomática do caderno Sem capa I, que teve como resultado descrição e edição semidiplomática do referido corpus, bem como a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, intitulado Edição semidiplomática do Caderno sem capa I.
Em 2018 iniciou-se as pesquisas com o projeto editorial Flôres e espinhos, resultando na defesa da dissertação intitulada Edição do livro inédito Flôres e Espinhos, de Eulálio Motta.
O projeto de hiperedição dos poemas do projeto Flôres e espinhos de Eulalio Motta teve início em 2020, cujo objetivo é a Hiperedição de todas os textos do projeto, preservadas em seu acervo literário.
Projeto
A pesquisa está vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (NeiHD/UEFS); ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguisticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/UEFS) e ao projetos de pesquisa: Edição das obras inéditas de Eulálio Motta (CONSEPE/UEFS, Resolução N° 128/2008 e N° 070/2016) e Estudos lexicais no acervo de Eulálio Motta (CONSEP/UEFS Resolução Nº 137/2017).
Critérios
Para a realização das transcrições toma-se por base os critérios estabelecidos por Barreiros (2013:2015;2018).
Recursos tecnológicos
As ferramentas e programas utilizados para a edição do projeto Flôres e espinhos foram: WordPress.org e Elementor Pro para construção do site; Canva Pro para manipulação de imagens, confecção de materias audiovisuais e realização de algumas transcrições; Visual Studio Code para a trancrição das edições com marcações em linguagem HTML.
Contribuintes
O projeto de Hiperedição do livro Flôres e espinhos de Eulálio Motta faz parte da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguisticos- PPGEL/UEFS, com o apoio da bolsa de pesquisa fornecida pela Fapesb.
O projeto se insere nas pesquisas desenvolvidas a partir do Projeto de Edição das Obras inéditas de Eulálio Motta e estabelece uma rede de parceria com os demais pesquisadores da equipe.
Conheça outras hiperedições relacionadas



